Como sinalizar publicidade no meu blog?

Com certeza muitas das meninas que acessam o Ideia Consumista também são blogueiras, pois aqui vai uma boa dica para que você não caia em numa armadilha da vida bloguística!
A algum tempo atras deu o maior burburinho sobre algumas bloguetes que fizeram posts publicitários sem avisar que era publi e pior ainda, disseram que compraram o produto sendo que foi enviado pela empresa, mas com certeza a mesma pediu para que fizessem isso, pois não seria muita coincidência várias bloguetes terem o tal produto com queridinho da vez? Resumindo, foram parar no CONAR e perderam um pouco de credibilidade entre outras coisas mais...

Pois bem, quer saber como não cair em ciladas parecidas? Continue lendo o post com atenção, pois mesmo que você não seja uma "it blogger" essa dica pode ser preciosa! 
Mas lembrem-se, tudo que coloquei é como eu costumo fazer e se alguém conseguir tirar algum proveito das informações, ótimo! Ficarei muito feliz!

Devo sinalizar publicidade quando recebo um produto para resenha?
  • Outra questão que pode variar um pouco, pois quando eu recebo algo para resenha e realmente é algo bom eu publico normal como qualquer conteúdo do blog, dou os créditos a marca e a empresa/assessoria/loja que enviou e aviso que recebi e resenhei como uma consumidora final qualquer. 
  • Conheço blogueiras que sinalizam a resenha como publicidade, pois colocam o link da loja que enviou e tal, mas ainda não sei o que acho desse modo, vou dar uma avaliada. Mas já vejo esse modo como honestidade porque já avisa simplesmente pelos links estarem lá, é honesto e bacana!
Mas se o pagamento for em permuta de produtos eu devo sinalizar?
  • Nesse caso e somente nesse caso eu sinalizaria, pois se você fez sua proposta e recebeu em troca um produto ou mais como uma forma pagamento e fizer alguma postagem para a empresa/assessoria/loja dentro do combinado acredito que deve sinalizar sim, pois você foi "paga" para isso! 
Como saber o que devo sinalizar como publicidade?
  • Na minha opinião essa resposta pode variar de pessoa para pessoa, porque por exemplo se eu sou paga para postar algo, seria uma publicidade sim, e tem que sinalizar, seja no texto mesmo ou usando algum marcador. 
  • Eu por exemplo não sinalizo como publicidade quando indico alguma loja legal que vi alguma peça bacana, porque não ganhei pra isso, achei bacana e compartilhei.
Mas e se me pedirem para não sinalizar? Aqui temos várias colocações:
  • Você  rejeita a proposta e diz que não trabalha assim enganando leitores, pois se você é paga para falar bem de algo que não é bom de verdade ou que você não experimentou para saber é ENGANAÇÃO PURA.
  • Você faz assim, sem sinalizar e corre o risco de ser denunciada, responder a um processo e gastar horrores com advogado.
  • INDICADA: Explica para a empresa que trabalha com base na honestidade para com suas leitoras, e que vai avaliar a proposta, porém será sinalizado SIM como publicidade, mas como você já tem uma boa imagem (tem que ter para falar isso, né?) e apenas trabalha com marcas bacanas e de qualidade seus leitores gostaram da mesma forma.
Bom meninas, o que eu tinha para falar era isso, espero que possa ajudar alguma de vocês a resolver da melhor forma a sinalização em seu blog, pois é importante fazer. O que acharam? Comentem!

16 Comentários :

  1. Gostei muito do seu post, bom demais!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jana!! De vez em quando colocarei algumas dicas assim aqui!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Perfeito! sempre é melhor agir corretamente pois tambem somos leitoras de blogs e confiamos nas resenhas, ja comprei varias vezes por resenhas de blogs.

    Ah amei a comparação com a aline, ela é linda demais, fico muito feliz em ser comparada com ela obrigada viu Dani

    um beijao para vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu já comprei também, por isso quero passar a mesma confiança! :)
      Gostou? hehehe Lembrei dela logo que te vi! rsrs
      Grande Beijo! ♥

      Excluir
  3. Ow, que legal! Achei muuuito interessante essas dicas. Eu sou meio burra nessa questão de publicidade, pq nunca mexi com isso... mas qualquer informação é válida né?

    Gostei muito!
    Parabéns!

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa, é sempre bom saber algo, pra quando acontecer estar preparada! :)
      Grande Beijo! ♥

      Excluir
  4. SIMPLESMENTE ARRASOUUU NO POST....SUPER INFORMATIVO AMEIIIII
    E AMEI VOU DIVULGAR SEU POSTS BJS LINDA OBRIGADA POR COMENTAR NO MEU VOLTE SEMPRE
    http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2013/06/truques-de-maquiagem-para-disfarcar-as.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zilandra!! Fico feliz que tenha gostadooo!! ♥

      Excluir
  5. Dani, tem que sinalizar sim.. Acho mais honesto.
    Algumas resenhas que eu fiz, sinalizei que não era publieditorial e essa semana mesmo fiz uma de um produto que recebi da empresa que é parceira do blog.
    Honestidade é tudo.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, aviso de quem recebi, e falo o que achei na real! :)
      Sinalizo que foi recebido da assessoria e tal! :)
      Grande Beijo! ♥

      Excluir
  6. Gostei muito desse post. Beijão <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quando recebo produtos da empresa eu aviso no começo do post que recebi para testar, não sinalizo como publi pq se não gostar falo mesmo. Se eu receber para falar aí sim sinalizo, mas isso ainda não aconteceu.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, costumo fazer assim, sinalizo quem enviou e tudo mais, mas falo o que penso, se é bom ou ruim, é uma avaliação de consumidora! Beijokas amore!
      Participarei dos sorteios! *-*

      Excluir
  8. Adorei o post Dani, arrasou! ;)
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ana! To aprendendo um pouco a cada dia! hehe
      Beijokas!

      Excluir

O que achou? Deixe sua opinião!
Beijo Beijo da Dani! ♥

 
© Blog Ideia Consumista. Todos os direitos reservados.
Layout feito por Dani Ballarini - Clique aqui e encomende o seu!